segunda-feira, 21 de setembro de 2009


Resenha da unidade 03

O mundo hoje já esta caracterizado pelas grandes formas de avanço da tecnologia, tais como: os meios de comunicação, na criação artística e no mercado de entretenimento. Os próprio profissionais do mercado de entretenimento estão procurando preocupar-se mais com soluções de problemas de questões relacionadas a culturas que aparecem e com as novas e infinitas possibilidades criativas que se constituem através da velocidade do deslocamento de informação nas mídias digitais; ; e as novas formas que podem assumir esses produtos culturais criados em pleno mundo globalizado.

Uma grande parcela de atores, diretores e escritores sequer conhecem este modo de expressão. No entanto, se perguntados a respeito, logo refutam a idéia e dizem que se trata de uma "arte impossível".

O argumento central diz respeito ao jogo cênico. Poucos acreditam que haja a troca de energias típica das montagens convencionais, ou seja, crêem que artifícios digitais prejudicam a sensibilidade tanto por parte dos atores como em relação ao público.

Por outro lado, diversos grupos brasileiros e internacionais reportam-se aos adventos tecnológicos como fatores enriquecedores da produção teatral. Defendem a utilização de recursos técnicos digitais com vistas a uma ampliação da capacidade de expressão artística nas várias dimensões em que consiste uma peça, como voz, corpo, luz, cenário, texto e, claro, atores.

Está ai logo abaixo, um blog que mostra muita coisa importante sobre Hiperdrama, que Diz:

A matéria-prima do teatro é o encontro, e não uma fita magnética, um rolo fotográfico, um vinil. A experiência do espetáculo ao vivo, tida como impossível de reproduzir, é o que vinha poupando as artes cênicas dos ventos digitais que há tempos já varreram discos, fotografias e filmes. Pois os ventos se tornaram furacão e conseguiram relativizar até a presença, a experiência. Com a internet, estar em algum lugar deixou de ser uma condição real, física. Os corpos se digitalizaram. E, com eles, o teatro.

http://cubomagicoblog.wordpress.com/2009/04/21/arte-cenica-binaria/

Nenhum comentário:

Postar um comentário