UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB/ UnB
Curso de Teatro – UAB /UnB
Disciplina: Tecnologias contemporâneas na escola 1.
Tutor à distância: Rosileide Braga.
Título da Tarefa: Plano de aula.
Turma: Tea 6.
Dandara Costa Medeiros.
Jecson Junior.
Maria Inês.
Sena Madureira – Acre, 01 de setembro de 2009.
PLANO DE AULA.
TEMA: Explorando a arte na escola.
Série: 6ª.
OBJETIVO:
Ø Adaptar-se ao universo tecnológico utilizando a arte como instrumento cognitivo;
Ø Identificar através da arte o mundo tecnológico.
Ø Observar as relações entre o homem e as tecnologias, podendo assim adentrar neste mundo.
Ø Possibilitar que o aluno vivencie a arte, de modo que a mesma possa ser desenvolvida e aprofundada.
Ø Adaptar-se ao universo tecnológico utilizando a arte como instrumento cognitivo;
Ø Identificar através da arte o mundo tecnológico.
Ø Observar as relações entre o homem e as tecnologias, podendo assim adentrar neste mundo.
Ø Possibilitar que o aluno vivencie a arte, de modo que a mesma possa ser desenvolvida e aprofundada.
JUSTIFICATIVA: Na atualidade o educador necessita propor aos seus alunos novos estímulos para que os mesmos possam se desenvolver pessoalmente e coletivamente, exercitar sua percepção, imaginação, emoção e reflexão. Através das novas tecnologias nós encontramos a possibilidade de nos aprofundarmos nas diversas culturas e assim nos desenvolvermos em muitos sentidos.
CONTEÚDO: O conteúdo programático, textos complementares sobre as tecnologias na arte-educação e Links (para acesso aos sites).
CONTEÚDO: O conteúdo programático, textos complementares sobre as tecnologias na arte-educação e Links (para acesso aos sites).
METODOLOGIA DA AÇÃO PEDAGÓGICA:
1ºmomento: Antes de tudo organizar-se de modo que, possa preparar uma aula conhecendo o perfil da classe e o que eles entendem ou sabem sobre as tecnologias, dificuldades, necessidades, saberes, para que ao realizar a aula toda a produção possa ocorrer bem e tanto o professor como os alunos possam desfrutar de bons resultados.
2ºmomento: Escolher conteúdos compatíveis com as possibilidades de aprendizagem dos alunos;
3ºmomento: Realizar uma das viagens virtuais propostas nos endereços indicados no conteúdo;
4ºmomento: Socializar as experiências que os alunos tiveram, suas dificuldades para navegar, como solucionaram os problemas, e uma análise de seus contatos com as obras de arte.
1ºmomento: Antes de tudo organizar-se de modo que, possa preparar uma aula conhecendo o perfil da classe e o que eles entendem ou sabem sobre as tecnologias, dificuldades, necessidades, saberes, para que ao realizar a aula toda a produção possa ocorrer bem e tanto o professor como os alunos possam desfrutar de bons resultados.
2ºmomento: Escolher conteúdos compatíveis com as possibilidades de aprendizagem dos alunos;
3ºmomento: Realizar uma das viagens virtuais propostas nos endereços indicados no conteúdo;
4ºmomento: Socializar as experiências que os alunos tiveram, suas dificuldades para navegar, como solucionaram os problemas, e uma análise de seus contatos com as obras de arte.
AVALIAÇÃO: Definir grupos e pedir que eles reproduzam em slides feitos no PowerPoint as melhores impressões dos conteúdos propostos neste trabalho, tanto nos textos, como nos sites, sejam fragmentos de textos, imagens, ou até mesmo que façam um vídeo, a seu critério, mas seguindo as orientações didáticas passadas pelo educador.
BIBLIOGRAFIA:
Brasil. Secretaria de Educação fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília, 1997. 130p.
Behrens, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica.
Vidal, Eloísa Maia. Educação Informática e professores.
Barbosa, Ana Mae. Museus como laboratórios.
Barbosa, Ana Mae. Arte educação no Brasil.
Silva, Everson. Tendências e concepções do ensino de arte na educação escolar brasileira.
Brasil. Secretaria de Educação fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília, 1997. 130p.
Behrens, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica.
Vidal, Eloísa Maia. Educação Informática e professores.
Barbosa, Ana Mae. Museus como laboratórios.
Barbosa, Ana Mae. Arte educação no Brasil.
Silva, Everson. Tendências e concepções do ensino de arte na educação escolar brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário